quarta-feira, 19 de março de 2008

Perdido

Depois que terminou a comemoração, eles tomaram o caminho de volta para Nazaré, mas Jesus ficou para trás em Jerusalém. ... Não O encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-Lo ali. Lucas 2:43, 45, BV.

Alguma vez você já perdeu seu filho? Se perdeu, vai lembrar-se do medo que tomou conta do seu coração. Minha primeira experiência foi num mercado ao ar livre, quando meus gêmeos tinham dois anos. Assim como na história de Lucas, as crianças andavam entre familiares quando de súbito percebemos que Royce havia sumido. Todos saíram procurando para lá e para cá entre as barraquinhas dos feirantes. Finalmente fui ao portão de entrada para fazer um anúncio ou telefonar para a polícia e ali estava ele, sentado na cabine! Um homem o havia encontrado a um quarteirão dali, tentando atravessar a rua movimentada onde havíamos estacionado nossa van. Sabendo que havia algo errado, o homem o levara de volta para o portão, achando que alguém viria procurá-lo.

Tão assustador quanto perder o próprio filho é perder o filho de outra pessoa! Oito anos mais tarde, quando minha filha tinha uns seis anos, a prima dela, Kelley, veio para ficar alguns dias conosco. Ocorreria a inauguração de uma loja próxima, de modo que fomos cedo, permanecendo na fila para estarmos entre os primeiros a entrar e receber os brindes. Éramos um grupo de três adultos e seis crianças, numa multidão que se acotovelava e empurrava. De repente, notamos que estava faltando a Kelley. Meu coração quase parou. Minha prima me havia confiado sua filha, e eu a havia perdido! Graças a Deus, dentro de minutos meu nome foi chamado pelo sistema de alto-falante e fui buscar Kelley junto ao caixa, a alguns metros dali.

Pode você imaginar o terror de Maria quando percebeu que havia perdido o Filho de Deus? Deus havia confiado a ela, um ser humano, o Seu precioso Filho, e ela O perdera! Pela perspectiva de um coração de mãe, sente você quão longos devem ter parecido aqueles dias até que ela finalmente O encontrasse? E pode você entender por que ela parecia contrariada quando perguntou: "Filho, por que Você fez isso conosco?"

Como seres humanos, Maria e José se envolveram com suas atividades diárias e perderam a Jesus de vista, tanto física quanto espiritualmente. Os tempos não mudaram. Nós perdemos a Jesus de vista quando nossas necessidades inventadas, nossas ambições e responsabilidades nos privam da oração e do tempo para a devoção pessoal. Como aconteceu com Maria e José, requer muito mais tempo e esforço encontrá-Lo de novo do que o necessário para perdê-Lo.

Beth Versteegh Odiyar
Meditação da Mulher 2008

Nenhum comentário: