quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Terceira Trombeta


A terceira trombeta Apoc. 8: 10-11

A mensagem das 7 trombetas está relacionada com a estátua de Daniel 2, mais precisamente sobre a queda do império romano (pernas da estátua)

Apocalipse 8:10-11 fala da 3ª trombeta (significa alertar sobre perigo ou guerra) é do período da invasão feita pelos Hunos sob liderança de Átila no 5º século. Eles aparecem na Europa vindos da Ásia central em 372 A.D. e se estabeleceram em Danúbio.

25 anos mais tarde (ano 397 A.D.) se deslocaram mas logo surgiram novamente e devastaram várias regiões da Europa do Império Romano Ocidental.

* Destaca-se 5 pontos:
·     Caiu do céu uma grande estrela
·     A estrela caiu sobre a terça parte dos rios e fontes de agua
·     O nome da estrela era Absinto
·     A terça parte das aguas tornou-se em Absinto
·     Muitos homens morreriam das aguas amargosas

Caiu do céu uma grande estrela – A bíblia informa que a estrala caiu do céu “ardendo como uma tocha” o que indica destruição em grande escala e imediata.

Estrela é símbolo de liderança e guia, ou seja, aponta para um líder ou comandante valente. Este líder iria arrojar-se como um ardente meteoro de grande brilho.

Como toda estrele aparece no céu caindo desaparece em seguida, assim devia ser também esse líder.

A estrela caiu sobre a 3ª parte dos rios e fontes -  Átila, o terrível, conforme conta a história, causou grande devastação nas vizinhanças dos rios Danúbio, Rheno, e nas fontes de águas alpinas.

A expressão “A terça parte dos rios” a grande estrela iria cair sobre a linha do Alto Danúbio, do Rheno e na região dos Alpes, lugares abundantes em rios e fontes.

Átila, “a grande estrela,” marchou sobre o ocidente romano e desferiu um golpe mortal.

O nome da estrela era Absinto – O nome da estrela não se refere ao nome de batismo, mas sim ao seu caráter. A planta do absinto é uma planta muito amarga, tóxica e extremamente venenosa, assim a queda da grande estrela mencionada no Apocalipse acarretaria morte e acontecimentos amargos ao povo do Império Romano Ocidental.

Toda a extensão da Europa desde o Volga até o Danúbio foi invadida, ocupada e assolada pelas hordas bárbaras de Átila que a si mesmo se intitulava como “o flagelo de Deus.”

Átila deslocou-se como um meteorito em brasa e vangloriava-se de que a relva jamais tornaria a crescer onde as patas de seu cavalo pisasse.

A terça parte das aguas tornou-se em absinto – não significa que as aguas tornaram-se amargas literalmente, mas sim que os povos daquela região situada entre os rios e as fontes sofreriam amargura e morticínio como nunca antes.

Muitos homens morreriam das aguas amargosas – A atuação de Átila e seus guerreiros iniciou-se nas margens do rio Danúbio e paralisou completamente o comércio que se fazia pelo Danúbio dispensando e matando milhares de mercadores. Ele demoliu cidades e vilas inteiras e principalmente aos que se opunham ao seu domínio.

Por fim Átila invadiu também a Itália, especificamente a cidade de Roma, devastou a cidade, saqueou palácios, igrejas e matou milhares de padres e bispos. Calcula-se que 70 cidades foram saqueadas pelos Hunos. Os habitantes que escapavam aos morticínios eram feitos escravos.

Átila cumpriu com fidelidade a sentença proferia em Apocalipse 8:10-11. Ele foi a estrela ardendo como tocha, e, como o absinto, causou amargura aos povos.


Ao cumprir sua missão, Átila deveria desaparecer assim com a estrela que cai do céu e perde se esplendor. Depois do curto período de saques na Itália, atila morreu (453 A.D.) e a maioria dos Hunos que o acompanha desapareceu da história.

Nenhum comentário: