quarta-feira, 1 de julho de 2015

A Primeira Trombeta


A Primeira Trombeta - Apocalipse 8:7

A mensagem das sete trombetas está ligada a estátua de Daniel 2, particularmente com o Império Romano representado pelas pernas e pés da estátua.

O Império Romano iniciou-se muito antes da última batalha conta os gregos e assim pode estabelecer um império que abrangia toda Europa: França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Hungria, Turquia e partes da Ásia e África.

O Império Romano encheu o mundo de então e quando caiu nas mãos de uma só pessoa – o papado- o mundo se transformou num verdadeiro cárcere para seus inimigos. Roma subjugou todas as nações impondo suas leis e costumes e corrompendo os homens.

A profecia das 7 trombetas representa advertências e se refere as guerras de natureza política, mas com consequências no mundo religioso, sendo que as quatro primeiras falam do colapso do Império Romano Ocidental, as duas seguintes falam da ruina do Império Romano Oriental e a última revela a destruição de todo o governo humano quando então virá o Reino de Cristo que será estabelecido eternamente.  

 * No tempo antigo a trombeta era usada para alertar sobre a aproximação de perigo ou guerra. Na leitura de Apocalipse 8:7 destaca-se 5 pontos:

- O anjo da primeira trombeta.
- Saraiva e fogo misturado com sangue.
- A chuva de pedras caiu sobre a terça parte da terra.
- Foi queimada a terça parte das arvores.
- Foi queimada toda a erva verde.

O anjo da primeira trombeta: Primeira investida contra Roma ocidental pelos visigodos ano de 396 AD. A história aponta o bárbaro Alarico com seus visigodos. Este foi o primeiro inimigo de Roma e abalou sua estrutura. O profeta Isaias no capitulo 28:2 descreve como foi possível. Um homem valente e poderoso, designado por Deus, invadiria repentinamente a terça parte da terra com seus comandados bárbaros provenientes do povo germânico do norte da Europa.

Saraiva e fogo misturado com sangue: A figura aqui representada é de uma grande calamidade de chuva de pedras misturada com relâmpagos, uma reminiscência da sétima praga do Egito, relatada em Êxodo 9:23-25.

A invasão infestou a Trácia, a Macedônia e a Grécia cruzando o rio Danúbio e descendo os Alpes como saraiva de pedras e pilharam as cidades, inclusive Roma no ano de 410 AD.

O toque da primeira trombeta foi representado por saraiva, fogo e sangue, uma descrição do terrível morticínio que se seguiu a invasão pelos visigodos. Durante 6 dias os exércitos de Alarico pilharam os palácios de Roma, levando ouro, prata e mataram grande parte das populações em todas as cidades invadidas.

A chuva de pedras caiu sobre a terça parte da terra: A terra com sua vegetação é aqui mostrada como alvo e mira do flagelo da primeira trombeta, isto é, a trombeta foi tocada no céu, porém seus efeitos forma sentidos na terra e nos seus habitantes.

No tempo do império romano somente 3 partes da terra erma conhecidas:

1ª parte – Europa tendo Roma como capital.
2ª parte – Ásia tendo Constantinopla como metrópole
3ª parte – África tendo Cartago como cidade líder.

Essa era a tríplice divisão do império romano naqueles dias, por esse fato as primeiras quatro trombetas apontam para acontecimentos políticos ligados a uma daquelas três partes daí a expressão “terça parte da terra” não sendo a9inda conhecidas a América e a Oceania. A invasão começou justamente pela Europa, a primeira vítima, sendo ela a terça parte da terra.

Queimada a terça parte das arvores: Além da devastação provocada pela invasão dos bárbaros em que templos, igrejas e conventos católicos foram saqueados e derribados e suas riquezas roubadas, as árvores da Europa, como emblemas de alimentos para a sustentação da vida, foram completamente dizimadas, o que demonstra o extraordinário cumprimento da profecia.

Queimada toda erva verde: Os visigodos conquistaram a Trácia, a Macedônia e a Grécia, na parte oriental do império. Depois desceram dos Alpes e saquearam a cidade de Roma em 410 A.D., queimaram cidades e campos, dai o símbolo de chuva de pedras de saraiva acompanhada de fogo e derramamento de sangue, o que provocava a destruição total da erva no campo de batalha. Onde os bárbaros de Alarico pisavam a erva não cresciam mais. Essa profecia terminou no ano de 429 A.D. e no final Alarico morreu sem glorias, sendo enterrado em lugar desconhecido, pois os próprios que o sepultaram foram também mortos para que ninguém conhecesse o lugar do seu sepultamento. Após a morte de Alarico, os visigodos se estabeleceram na península Ibérica.

Nenhum comentário: