quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Quarta Trombeta


A Quarta Trombeta – Apocalipse 8:12-13

Os toques das três primeiras trombetas sob Alarico, Genserico e Átila sacudiram o Império Romano Ocidental desde os seus alicerces. O implacável poder que por séculos sujeitou as nações em suas garras de ferro estava a ponto de sucumbir totalmente.

*Podemos destacar 5 pontos:
- O toque da quarta trombeta
- Foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas
- Que a terça parte deles escurecesse e não brilhasse mais
- Uma águia que voava pelo meio do céu
- A voz do anjo dizendo: Ai! Ai! Ai!

O toque da quarta trombeta: Este toque da quarta trombeta representa o golpe de misericórdia desfechado por Odoacro, rei dos Hérulos. Odoacro era um dos generais de Atila o qual depois de sua morte reuniu sob seu comando todos os bárbaros e formou a tribo dos Hérulos os quais se encontravam na Itália.

Foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas: a respeito da figura alusiva ao sol, a lua e as estrelas, encontramos uma figura similar no velho testamento em Genesis 37:9-10 o sonho de José. O mesmo no caso de José dava-se também quanto ao governo romano, pois nele havia o sol, a lua e estrelas:

- O sol representava a figura do imperador
- A lua representava a figura dos cônsules ou consulado
- As estrelas representava os senadores

Roma era considerada um grande luminar nos dias de sua supremacia mundial. A previsão da profética determina que todo o poder de Roma iria se apagar, representado a terça parte do império. Com a extinção do governo de Roma no ano 476 A.D., o último dos imperadores cessou de reinar e mais tarde o senado e os cônsules também chegaram ao fim.

Que a terça parte deles escurecesse e não brilhasse mais: O último imperador romano do ocidente foi o jovem Romulo Augusto, que por sinal tinha o mesmo nome do fundador de Roma. Com a queda do imperador na figura do sol, caíram também o consulado na figura da lua e os senadores na figura das estrelas. Estava assim ferida a terá parte do sol, da lua e das estrelas para nunca mais tronar a brilhar cumprindo exatamente a profecia.

Uma águia que voava pelo meio do céu: A figura de uma águia aqui nos dá a ideia de um presságio ou de sentença. A águia voando pelo meio do céu é um emblema da figura de anjo, mesmo porque no verso 13 é dito que João viu e ouviu uma águia falando, e nós sabemos que águia ou qualquer outro animal não fala, razão porque, podemos afirmar tratar-se de um anjo.

A voz do anjo dizendo: Ai! Ai! Ai! A voz do anjo expressa a solenidade de sua advertência aos que habitam sobre a face da terra na repetição dos 3 ais solenes. Por mais duros que fossem os quatro primeiros toques de trombetas os quais sepultaram os Império Romano Ocidental, não deixa dúvidas de que as últimas três trombetas causariam verdadeiro horror a humanidade.

Acontecimentos ainda de consequências mais terríveis haveriam e alcançar e abater profundamente os inimigos de Deus. A quinta e a sexta trombetas, como veremos nos estudos posteriores, dariam cabo do Império Romano do Oriente sediado em Constantinopla e a sétima e última trombeta dará cavo do império mundial de todos os reinos da terra.


Tão tremendos seriam esses acontecimentos representados pelos 3 ais que foram apresentados pelo mensageiro celestial como sendo terríveis. Porém, antes do toque da última trombeta, dar-se-ão acontecimentos de suma importância os quais estudaremos separadamente, e então ao soar da sétima trombeta se cumprirá todas as profecias sobre o estabelecimento do Reino de Deus.

Nenhum comentário: