quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A restauração da verdade - I

1. Daniel teve uma importante visão, o que ele viu? Daniel 8:1-9 “No ano terceiro do reinado do rei Belsazar, eu, Daniel, tive uma visão depois daquela que eu tivera a princípio. Quando a visão me veio, pareceu-me estar eu na cidadela de Susã, que é província de Elão, e vi que estava junto ao rio Ulai. Então, levantei os olhos e vi, e eis que, diante do rio, estava um carneiro, o qual tinha dois chifres, e os dois chifres eram altos, mas um, mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último. Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia segundo a sua vontade e, assim, se engrandecia. Estando eu observando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; este bode tinha um chifre notável entre os olhos; dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, o qual eu tinha visto diante do rio; e correu contra ele com todo o seu furioso poder. Vi-o chegar perto do carneiro, e, enfurecido contra ele, o feriu e lhe quebrou os dois chifres, pois não havia força no carneiro para lhe resistir; e o bode o lançou por terra e o pisou aos pés, e não houve quem pudesse livrar o carneiro do poder dele. O bode se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu. De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa.”

a) Um carneiro com dois chifres – O império Medo-Persa, a Pérsia tornou-se, mais tarde, o poder dominante, o chifre mais alto que subiu por último. Ciro conquistou a Líbia em 547 aC e a Babilônia em 539. Cambises estendeu as conquistas em direção do sul, ao Egito e Etiópia, em 525. Territorialmente, tornou-se maior que o anterior império babilônico.

b) Um bode com um chifre – É a Grécia de Alexandre, que veio do ocidente em relação ao império Persa. As conquistas de Alexandre foram velozes. O chifre notável era o próprio Alexandre, seu primeiro rei. Mas Alexandre morreu cedo, aos 32 anos, e foi dividido entre seus 4 generais.

c) Um chifre grande – Esse foi Alexandre, O Grande, o primeiro rei da Grécia.

d) Quatro chifres pequenos – Os 4 generais de Alexandre que dividiram o reino da Grécia entre si. Os 4 generais foram: Lisímaco, Cassandro, Seleuco e Ptolomeu.

e) Um chifre pequeno que saiu de um dos quatro e cresceu muito e se tornou arrogante – Significa o império romano, que veio de um dos 4 pontos cardeais, do ocidente, e saiu de um dos reinos divididos do que restou do império grego, e que, mais tarde, deu o seu poder à Igreja Católica, dando sucessão ao poder pagão romano, herdado do paganismo aos demais reinos anteriores. Portanto, este pequeno chifre representa o Império Romano e a posterior Igreja Católica, como sua sucessora.

2. Que queria Daniel entender?

Daniel 8:15 “Havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei entendê-la, e eis que se me apresentou diante uma como aparência de homem. (Daniel queria entender a visão, o seu significado)

3. Qual é o significado da visão? Daniel 8:20 a 22 – “Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia; mas o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei; o ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha.”

a) Daniel 8:20 – carneiro: Medo Pérsia – 538-331 AC

b) Daniel 8:21 – bode: Grécia331 AC

c) Daniel 8:21 – chifre grande – Alexandre

d) Daniel 8:22 – 4 chifres – 4 reinos - Alexandre morreu em 323 AC., seus quatro generais (Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeu) dividiram o reino entre si, dos quais surgiram: Roma, Grécia, Síria e Egito.

e) Daniel 8:23 – Um rei. A Bíblia não identifica esse rei pelo nome, mas diz o que haveria de fazer. “Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, levantar-se-á um rei de feroz catadura (isto é, muito cruel) e especialista em intrigas.” (Esse rei duríssimo é a instalação do poder papal, especialista em dominação e imposição de doutrinas tiradas não da Bíblia, mas do paganismo antigo. As intrigas referem-se a capacidade do Vaticano obter motivos para fazer perseguir e matar, como as Cruzadas e a Inquisição.)

4. Que haveria de fazer esse rei?

a) Daniel 8:10, 24 – Destruir o povo santo Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou.” e “Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver; destruirá os poderosos e o povo santo.”

Essa igreja cresceu em arrogância a ponto de colocar uma pessoa, o papa, supostamente em lugar de DEUS na Terra e no Céu. Destruiu quase por completo a verdadeira adoração pelas radicais alterações que fez, dominou sobre os países e sobre os adoradores do Criador que adoram conforme a Bíblia, os quais perseguiu até quase exterminá-los, como foi durante 1.260 anos (538 a 1798) da Idade Média. Atenção, isso logo se repetirá, conforme a profecia de Apocalipse 13. A igreja na Idade Média o recebeu o poder do Império Romano, em nossos dias, receberá, ou já está recebendo, dos Estados Unidos, que já estão praticamente falando como o dragão, preparando-se para dar o poder à Igreja Católica. Quando isso ocorrer, então sua ferida estará curada, e poderá dominar outra vez sobre os povos da Terra, mas dessa vez, por pouco tempo. Falar como o dragão significa legislar em favor do domingo, como fez o Império Romano, emitindo decretos para impor a santificação do domingo, um dia pagão de adoração, não um dia cristão para ser santificado. Nisso a Igreja também se fez grande como até o Céu. Mas tais coisas jamais foram aprovadas por DEUS, não consta na Bíblia que o dia de sábado, - instituído junto com a criação, conforme Gênesis 2:1 a 3, - fosse alterado para o domingo.

b) Daniel 8:11, 25 e I Timóteo 2:5 – Falar contra JESUS “Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.” e “Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas.” e “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”

Engrandecer-se até o príncipe do exército é fazer-se semelhante a JESUS, tal como satanás sempre quis ser Ele mesmo disse: “serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:14). Na pessoa do papa concretizou seu sonho. Tirar o sacrifício diário relaciona-se com o serviço de sacerdócio que JESUS realiza no santuário do Céu, substituindo a Sua intercessão por Maria. A Igreja Católica vem cada vez mais diminuindo a importância de JESUS e engrandecendo a de Maria, que pela Bíblia não é quem intercede por nós. Pela Bíblia é JESUS que nos salva, ninguém mais. Deitar o santuário por terra significa a anulação do significado do santuário celestial, substituindo-o por rituais terrestre, como a concessão do perdão dos pecados por sacerdotes humanos. O único que morreu por nós foi JESUS, portanto, só Ele pode interceder por nós e nos perdoar para sermos dignos de receber a vida eterna, e isso é o que Ele faz agora no santuário celeste. Porém, a Igreja Católica, em seu meio, anulou essa verdade bíblica, a por essa forma, impede a seus fiéis alcançarem a salvação, vinculando-os a Maria, que não morreu pelos pecados da humanidade. Na verdade,segundo a Bíblia, Maria está morta, mas JESUS está vivo, trabalhando no santuário celeste.

c) Daniel 8:12 - Deitar por terra a verdade “O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.”

Deitar a verdade por terra refere-se a substituição de doutrinas bíblicas por doutrinas pagãs. Exemplos mais gritantes: a Igreja Católica diz que a alma não morre, tal como diz o paganismo e o espiritismo. Sobre isso há estudo pela frente, o de número 19. Outra verdade deitada por terra é a Lei de DEUS, os Dez Mandamentos, que foram mutilados e alterados em nome da tradição. O que DEUS escreveu com Seu dedo, a igreja alterou com a desculpa da tradição. Ao longo dos séculos introduziu muitas crendices e dogmas que não existem na Bíblia. Exemplos: adoração pelos mortos; batismo infantil; adoração a santos a Maria, enquanto que devemos adorar somente a DEUS; o tormento eterno do inferno; o purgatório; a missa e a transubstanciação; a confissão auricular; a penitência; as indulgências; a infalibilidade papal; a imortalidade da alma; a justificação pelas obras, e muito mais. Essas são alguns dos dogmas que não tem fundamento bíblico, mas cuja intromissão no cristianismo foi prevista pela profecia acima.

d) Daniel 7:25 - Tentar mudar a Lei (Dez Mandamento) de DEUS “Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.”

Esse versículo é o centro das mudanças que o poder da ponta pequena faria: mudar a Lei de DEUS, os Dez Mandamentos, alegando para isso ter a autoridade da tradição. Só DEUS pode legislar, ninguém mais no Universo tem tal autoridade, muito menos homens pecadores. A Igreja fez a mudança do sábado para o domingo sem base bíblica. Sobre isso, há estudos mais adiante, os de número 15, 16 e 17. Os tempos foram alterados conforme crê o paganismo, e os dias, que pela Bíblia muda ao por do sol, passaram a mudar à meia-noite. No passado inclusive foi tentada uma semana de duração diferente a de sete dias. Um tempo, dois tempos e meio tempo são, em profecia, 1.260 anos, que ainda estudaremos, e que se estenderam de 538 a 1798, o grande período de supremacia papal.

5. Qual a pergunta que surgiu? Daniel 8:13 “Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?”

Duraria, como já vimos, 2.300 anos. Há uma explicação em anexo, mais adiante. Nesse tempo o sistema papal consolidou um sistema pagão de adoração mas com um rótulo cristão. Assim o santuário lhe foi entregue e pisado. O sacrifício diário que fala refere-se à intercessão de JESUS como nosso Sumo Sacerdote no Céu, do qual a Igreja Católica desviou as atenções, voltando-as para Maria, para os santos e para os sacerdotes que teriam poder para perdoar os pecados, o que só JESUS possui.


Fonte: Cristo voltará

Oganização: Prof. Sikberto Marks

Nenhum comentário: