segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Profecia da Sucessão dos Imperios

1. Por que Nabucodonosor, rei de Bebilônia, ficou perturbado?

Daniel 2:1 “No segundo ano do reinado de Nabucodonosor, teve este um sonho; o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.”

(Sonhou e esqueceu, mas lhe parecia ser algo como uma revelação muito importante)

2. Quem foi convocado e o que ocorreu?

Daniel 2:2-9 “Então, o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus, para que declarassem ao rei quais lhe foram os sonhos; eles vieram e se apresentaram diante do rei. Disse-lhes o rei: Tive um sonho, e para sabê-lo está perturbado o meu espírito. Os caldeus disseram ao rei em aramaico: Ó rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação. Respondeu o rei e disse aos caldeus: Uma coisa é certa: se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas monturo; mas, se me declarardes o sonho e a sua interpretação, recebereis de mim dádivas, prêmios e grandes honras; portanto, declarai-me o sonho e a sua interpretação. Responderam segunda vez e disseram: Diga o rei o sonho a seus servos, e lhe daremos a interpretação. Tornou o rei e disse: Bem percebo que quereis ganhar tempo, porque vedes que o que eu disse está resolvido, isto é: se não me fazeis saber o sonho, uma só sentença será a vossa; pois combinastes palavras mentirosas e perversas para as proferirdes na minha presença, até que se mude a situação; portanto, dizei-me o sonho, e saberei que me podeis dar-lhe a interpretação”

(Os conselheiros do rei não souberam responder)

3. Que confessaram os sábios?

Daniel 2:10, 11 “Responderam os caldeus na presença do rei e disseram: Não há mortal sobre a terra que possa revelar o que o rei exige; pois jamais houve rei, por grande e poderoso que tivesse sido, que exigisse semelhante coisa de algum mago, encantador ou caldeu. A coisa que o rei exige é difícil, e ninguém há que a possa revelar diante do rei, senão os deuses, e estes não moram com os homens.”

(Eles se declararam incapazes de descobrir o sonho que o rei havia esquecido)

4. Que fez o Rei?

Daniel 2:12 “Então, o rei muito se irou e enfureceu; e ordenou que matassem a todos os sábios da Babilônia.”

(Decretou-lhes a morte, pois o rei via que por eles logo seria enganado, que eles queriam inventar alguma história em lugar do sonho, e assim, dar uma interpretação falsa, e enganar o rei)

5. Quem buscaram primeiro para ser morto?

Daniel 2:13, 14 “Saiu o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos. Então, Daniel falou, avisada e prudentemente, a Arioque, chefe da guarda do rei, que tinha saído para matar os sábios da Babilônia.”

6. Onde Daniel encontrou salvação?

Daniel 2:18-24 Daniel solicitou tempo “para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia. Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu. Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei. Por isso, Daniel foi ter com Arioque, ao qual o rei tinha constituído para exterminar os sábios da Babilônia; entrou e lhe disse: Não mates os sábios da Babilônia; introduze-me na presença do rei, e revelarei ao rei a interpretação.”

(Na prece, em casa, orando a DEUS, que nunca desampara uma pessoa sincera que n’Ele confia)

7. Qual o sonho?

Daniel 2:31-35 “Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze; as pernas, de ferro, os pés, em parte, de ferro, em parte, de barro. Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra.”

(O sonho era uma estátua, com cabeça de ouro, peito e braços de prata, o ventre e os quadris de bronze, pernas de ferro, e pés de uma mistura de ferro e barro, e veio uma pedra e destruiu tudo.)

8.Qual a interpretação?

Daniel 2:36-40 “Este é o sonho; e também a sua interpretação diremos ao rei. Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória; a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro. Depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra. O quarto reino será forte como ferro; pois o ferro a tudo quebra e esmiúça; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará.” Esse sonho se trata de uma profecia muito importante dada por DEUS. Isso foi revelado antes de acontecer, durante o reino de Babilônia. O sonho foi no início do reinado de Nabucodonosor, por volta do ano 605 aC. A profecia revela séculos e séculos antes dos fatos, qual seria a seqüência dos reinos, até o fim dos tempos. Abaixo está o que aconteceu, comprovado pela história.

a) Ouro – Babilônia – 605 a 539 A C

b) Prata – Medo-Pérsia – 538 a 331 A C

c) Bronze – Grécia – 331 a 168 A C

d) Ferro – Roma – 168 A C a 476 D C

9. Que aconteceria a Roma?

Daniel 2:41 “Quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte, de barro de oleiro e, em parte, de ferro, será esse um reino dividido; contudo, haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo.”

(Seria dividida. Inicialmente o Império Romano Ocidental foi dividido em 10 pequenos reinos. O que antes era Roma, hoje são os países da Europa.)

10. O que aconteceria com a Europa?

Daniel 2:43 “Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.”

(A Europa vem tentando, há séculos, tornar-se outra vez uma só nação, um só império. Tentou no passado por casamentos, tenta no presente pela União Européia, mas isso não chegará a completar-se. Está previsto na profecia.)

11. Por que foi dado o sonho?

Daniel 2:28 “Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias.”

(DEUS revelou por intermédio de um sonho o que iria acontecer ao longo da história e no tempo do fim que são os nossos dias.)

12. Que acontecerá no fim dos dias?

Daniel 2:44 “Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre”

(DEUS estabelecerá um reino eterno e perfeito, ou seja, nesses dias em que estariam tentando unir a Europa, JESUS volta outra vez; nós estamos vivendo nesses dias, e essas são as últimas coisas que foram reveladas ao rei Nabucodonosor.)

Sugestão: Confiar na palavra profética, conferir as profecias com a história e os fatos para discernir os tempos em que estamos vivendo. Por esta profecia, e muitas outras, sabemos que JESUS está muito próximo de voltar outra vez a este planeta, conforme prometeu.

Perguntas complementares:

a) O que garantiu ao rei que a revelação de Daniel era fiel? (Hoje, além dessa garantia, temos a história que comprova toda a parte da profecia que já se cumpriu.)

b) Qual foi a seqüência de reinos revelada pela profecia?

c) E os livros de história, comprovam o que foi profetizado?

d) No que resultou o império romano?

e) O que quer dizer “nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído”?

Comentário anexo:

Essa profecia tem uma chave de confiabilidade. O rei sonhou, mas esqueceu. No verso 3 de Daniel cap. 2, o rei diz: “Tive um sonho; e para sabê-lo está perturbado o meu espírito.” Portanto, quem lhe revelasse o sonho, também poderia revelar a sua interpretação, e isso seria confiável, pois o rei relembraria o sonho, e teria assim confiança para crer na revelação e em seu significado. O esquecimento do sonho, por certo, foi uma providência de DEUS para garantir a confiabilidade dessa importantíssima profecia. Essa chave de confiabilidade se estende a todas as demais profecias vinculadas a essa.

Todos os sábios do rei falharam na revelação do sonho. Mas Daniel, que era fiel ao Criador, que enviara o sonho a Nabucodonosor, por providência divina, revelou não só o sonho, mas também deu a interpretação. O rei pode crer na veracidade da interpretação. o tempo e a história confirmou tudo. O pouco que falta se cumprir, também não vai falhar.


Fonte: Cristo voltará

Oganização: Prof. Sikberto Marks

Nenhum comentário: