segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Rosas e Espinhos


A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Provérbios 15:1, NVI.

Ultimamente tenho trabalhado bastante com rosas, o que é lindo porque elas estão entre minhas flores favoritas. Invariavelmente, quando trabalho com flores, lembro-me de pessoas. As rosas são muito bonitas, e nos dias de hoje há variedades cultivadas de modo que não tenham espinhos. Seus caules são retos e lisos. Por outro lado, algumas têm pequenos espinhos afiados, enquanto outras ainda têm grandes farpas que cortam as mãos e causam uma dor aguda.

Anos atrás, a maioria das pessoas que faziam arranjos de flores possuía um pequeno instrumento que podia ser esfregado no caule de uma rosa e removia todos os espinhos, deixando o caule bem liso, fácil de ser manuseado. Infelizmente se descobriu que essa remoção dos espinhos prejudicava a flor e lhe abreviava a vida. Hoje em dia somos aconselhados a simplesmente cortar a extremidade do espinho. Assim, embora o espinho permaneça, a ponta aguda é removida, a flor não se danifica, pode ser mais facilmente manuseada e permite que lhe apreciemos a beleza. De modo semelhante, éramos aconselhados a martelar caules lenhosos, para que assimilassem água mais facilmente. Agora se provou que esse tratamento era duro demais e que os caules se danificavam.

Às vezes encontramos pessoas espinhosas, com as quais é difícil trabalhar. Podemos ter filhos que nos complicam a vida. A tentação é tentar mudá-los, “cortar” as partes que achamos difíceis. Por vezes, uma disciplina rígida parece a única maneira de conseguir com que as pessoas entendam. O problema é que nesse processo podemos danificar-lhes a essência. Em vez de melhorar a situação, nós a pioramos. Talvez tenhamos de aprender uma lição com a rosa, tentando suavizar as extremidades agudas, conservando ao mesmo tempo seus singulares atributos. Em vez de martelá-los, devemos fazer um discreto corte.

Como aconselha o Sábio, usar palavras bondosas em vez de ásperas desvia a ira, e, ao aplicar uma disciplina gentil, invariavelmente extrairemos o melhor das pessoas. Todas somos flores no jardim de Deus. Com freqüência tem Ele precisado remover espinhos da minha vida, mas isso foi sempre feito ternamente e com amor. Assim, se você encontrar hoje uma “rosa” com espinhos, trate-a com gentileza!

Audrey Balderst
Meditação da Mulher 2008

Nenhum comentário: