quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Daniel 2 - parte 2

"Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, será isso um reino dividido".

Não um novo império, mas divisões do quarto império. roma tornou-se um reino dividido. Deveria ser dividido em 10 reinos. Esse fato ocorreu em 476, era atual, ou A.D. , o antigo império romano ocidental, fraccionando-se em 10 divisões - tanto quantos são os dedos dos pés da estátua simbólica.

Essas divisões foram: os francos que vieram a ser a França; os anglos-saxões, que vieram a ser a Inglaterra; os alemanos, a Alemanha; os suevos, mais tarde Portugal; os visigodos, a Espanha; os burgundos, a Suíça; os lombardos, o norte da Itália; e os vândalos, hérulos e ostrogodos que foram mais tarde destruídos.

São Jerônimo, ilustre doutor da igreja latina, autor da tradução das Escrituras Sagradas em latim, chamada Vulgata, e que viveu de 340 a 420 A.D., assim se expressou a respeito do império romano: "Em nossos dias o ferro se misturou com barro. Noutra época não houve nada mais forte que o império Romano; agora, não existe coisa mais frágil; está misturado com as nações bárbaras, de cujo auxílio necessita".

Depois do quarto império, o Romano, não se levantaria outro império universal. O império seria dividido, e dividido permaneceria.

"Quanto ao que viste do ferro misturado com o barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro". Versiculo 43.

Os homens haveriam de tentar unir reinos novamente para formar um quinto reino universal, mas fracassariam. Os casamentos deram-se especialmente entre as casas. Quando irrompeu a 1ª guerra mundial, quase todos os monarcas da Europa eram parentes. A rainha Vitória da Inglaterra era chamada a avó da Europa", pois quase todos os reis pertenciam à sua dinastia. Por exemplo: O rei da Espanha, o czar da Rússia, o rei da Inglaterra, o Kaiser da Alemanha, etc., todos eram parentes. Nesta guerra brigaram entre si, tios, sobrinhos e avós. O resultado foi que quase todos os reinos caíram e foram substituídos por repúblicas. A profecia se mantém em pé: não se uniram!

"Por uma parte o reino será forte, e por outra parte será frágil". Alguns governantes tentaram em vão unir as nações da Europa: Carlos Magno, Luís XIV e Napoleão Bonaparte da França; Carlos V da Espanha; Guilerme II e Adolf Hitler da Alemanha. Não o conseguiram porque a profecia bíblica havia declarado: "NÃO SE LIGARÃO UM AO OUTRO". E a história comprova.

Por certo você terá interesse em saber o que virá depois. "Mas, nos dias destes reis, o Deus do Céu levantará um reino que não será jamais destruído; ... esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre; como viste que do monte foi cortado uma pedra, sem auxílio de mãos e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro". Versíclo 44 e 45. No sonho, o rei Nabucodonosor vira que a pedra que esmiuçou a estátua enchera toda a terra. Esta pedra representa o reino de Deus que será estabelecido para sempre. Com a segunda vinda de Cristo, serão esmiuçados e destruídos todos os reinos terrestres. Deus intervirá e virá então o fim.

"Nos dias destes reis". Versículo 44.

Quais reis? São as divisões que surgiram com a queda do império romano - as atuais nações da Europa Ocidental.

Vivemos no tempo destas nações, no tempo representado pelos dedos dos pés da estátua e por isso concluímos que o reino de Deus está próximo. Este reino foi anunciado pelos profetas, pregado por Cristo e pelos apóstolos. Ele tem sido a esperança do homem desde que o pecado arruinou o mundo. É a nossa esperança. Tão certamente como os rios correm para o mar, a História do mundo move-se para o glorioso alvo do quinto reino universal - O REINO DE DEUS. Esta grande profecia foi confirmada pela História e cumpriu-se à risca até aqui. Podemos pois saber que o que ainda não veio virá com certeza.

Nenhum comentário: