domingo, 11 de maio de 2008

O Elo Materno


Antes que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci. Jeremias 1:5.

Um artigo numa revista de circulação nacional relatava que as mulheres que dão à luz carregam as células fetais da criança ao longo da vida. Por sua vez, a criança carrega células aleatórias de sua mãe. Essas células são trocadas através da placenta, durante a gestação.

Devido a esse intercâmbio de células, as mães têm uma ligação tangível e vitalícia com as crianças que geraram. E a criança, menino ou menina, tem um verdadeiro elo com sua mãe biológica. Essa descoberta explica as histórias das "velhinhas" acerca de conexões quase telepáticas entre mães e seus filhos. Isso é geralmente explicado por cientistas como o "argumento nutrição/ambiente", em vez de ser um verdadeiro elo, um fato físico.

Psicólogos e sociólogos também atribuem freqüentemente a relação quase telepática entre mães e filhas à "experiência feminina compartilhada". Embora isso possa contribuir para o fenômeno, começa em nível molecular, com células trocadas e intercambiadas. O que ajuda a explicar por que mulheres que sofreram abortos lamentam a perda do feto como se fosse uma pessoa completa.

O fato de que alguns homens carecem de uma firme identificação com seus filhos pode também ser explicado pelo fato de que não passam por esse intercâmbio vitalício de células com sua prole. E é possível que a mulher capaz de abandonar ou matar seus filhos sem remorso não tenha em seu organismo as células intercambiadas – possivelmente através de uma destruição antígena das "células invasoras" fetais.

Fico maravilhada diante do fato de Deus não ter deixado nada ao acaso, diante de quão cabal e completamente cada aspecto da nossa vida foi levado em consideração e preparado nas próprias células do nosso ser. Descobertas como esta dirigem nosso olhar para o alto, em amor e adoração ao nosso Deus amorável e onisciente. Na verdade, "Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas!" (Salmo 139:13, 14, NVI). "Em secreto fui formado e entretecido" (v. 15, NVI).

Darlenejoan McKibbin Rhine
Esta Meditação da Mulher 2008

Nenhum comentário: