quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A Palavra de Deus

1. Por que três nomes além da “Bíblia”são conhecidos os Sagrados Escritos dos Santos Profetas e Apóstolos?
a) “mas, respondendo Ele, disse-lhes:”Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a escutam”. São Lucas 8:21
b) ”Disse-lhes Jesus:“Nunca lestes nas Escrituras: Pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça de ângulo?...S. Mateus 21:42
c) “Buscai no Livro do Senhor e lede...”Isaias 34:16

2. Por quem foram inspirados os santos escritores das Sagradas Escrituras?
”Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos falaram inspirados pelo Espírito Santo”. II S. Pedro 1:21

3. Quem falou pela boca de David, servo de Deus?
“O Espírito do Senhor falou por mim e a sua Palavra esteve em minha boca.” II Samuel 23:2

4. Que devem buscar nas Escrituras os que a examinam?
Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. São João 5:39

5. Para quantas coisas as Santas Escrituras são proveitosas?
“Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar para redargüir para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”. II Timóteo 3:16-17

6. O que Deus deseja que Sua Palavra seja para nós, neste mundo escuro, cheio de pecado, erro e morte?
“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para meu caminho”. Salmos 119:105

7. Por que atitude foram louvados os crentes de Beréia?
“Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas eram assim”. Atos 17:11

8. Como Jesus censura àqueles que se consideram filhos de Deus mas não conhecem as Escrituras?
“Jesus, porém, respondendo disse-lhes: Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. São Mateus 22:29

9. Por quanto tempo subsistirá a Palavra de Deus?
“Seca-se a erva e caem as flores, mas a Palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. Isaías 40:8
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. São Mateus 24:35

10. Sobre quem pronuncia Cristo sua bênção?
“Mas Ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam”. São Lucas 11:28

Nenhum comentário: