sábado, 24 de abril de 2010

Mais temperamentos na bíblia

MOISÉS, O MELANCÓLICO
Ao estudarmos as características positivas desse temperamento, concluímos que é muito rico, caracterizando pessoas bastante talentosas. Uma lista de pessoas da Bíblia com caracteres predominantes desse temperamento, inclui Jacó, Salomão, Elias, Eliseu, Jeremias, Isaías, Daniel, Ezequiel, Jonas, João Batista, os apóstolos João e Tomé, entre outros. É oportuno, no entanto, nos basearmos em Moisés, o mais importante israelense do Antigo Testamento.

- QUALIDADES – É talentoso, sensível, abnegado, perfeccionista, leal. Podem ser grandes artistas, compositores, filósofos, inventores e teóricos.
- At 7:22 – Confirma que ele era talentoso e esmerado nos estudos.
- Hb 11:23-27 – Abnegação, chegando ao sacrifício. Essa atitude é tomada com maior facilidade pelo melancólico.
- DEFEITOS - Ex 3:10 em diante. Complexo de inferioridade. Isso é um problema para todo o melancólico. No caso de Moisés, havia profundos ressentimentos acumulados nos 40 anos de exílio. Deus tratou com ele de modo compreensivo. O Senhor é misericordioso para com as nossas fraquezas (Hb 4:15-16).
- Tendência para a ira – Ex 16:20; Ex 32:19 – Apesar de nem sempre ser errada, a ira acaba muitas vezes sendo prejudicial (Tg 1:20).
- Nm 20:8-12 – Veja como a ira descontrolada atrapalhou esse grande homem de Deus.- Tendência para a depressão – A auto-piedade é o cerne da depressão. Tente ver como Deus tratou a depressão. Outros dois melancólicos que desejaram a morte devido à depressão foram Elias e Jonas. Tente ver como Deus trabalhou na vida dos seus servos.
- O perfeccionismo de Moisés foi muito útil para o cumprimento de sua missão. No entanto uma das conseqüências do perfeccionismo é a dificuldade para delegar tarefas. O conselho de Jetro foi sensato para aperfeiçoar o trabalho de Moisés (Ex 18:19-24).
- Tratamento – Ex 3:11, 4:1, 10, 12, 13 – Moisés passou por profundas mudanças depois de exposta a um contato explícito com Deus na sarça ardente.


ABRAÃO O FLEUMÁTICO
Esse é o temperamento mais simpático e agradável na convivência. Entre as pessoas com componentes fleumáticos da Bíblia, podemos citar Noé, Samuel, José (marido de Maria), Natanael, Felipe e Tiago o apóstolo. Porém, o exemplo mais marcante é o de Abraão, representando como Deus pode transformar um fleumático num grande homem (ou mulher), através da ação transformadora do Espírito Santo.
- QUALIDADES – Calmo, acessível, agradável, eficiente, conservador, confiável, prático. São bons diplomatas, professores, médicos, cientistas, escritores e editores.
- DEFEITOS – Cauteloso, indeciso, amedrontado, pouco motivado, apático, displicente, pão-duro.
- Tratamento – Gn 12:1-3.
- Ao ser solicitado para sair da sua terra, era muito dependente dos familiares e não conseguiu cumprir a determinação divina, que era ir sozinho.
- Ele foi independente e precipitado ao sair para o Egito.
- Foi precipitado ao aceitar Agar como concubina.
- Devido ao medo, mentiu para Abimeleque sobre sua esposa Sara, e esteve em complicações.- O fleumático se torna uma bênção somente quando aprende a confiar somente em Deus (ter fé). No caso de Abrão isso demorou vários anos. Veja como Deus foi trabalhando no tempo para construir aquele que foi denominado de “o nosso Pai na fé”.
- Gn 22:17-18 – Abraão foi homem aprovado. Passou numa prova tremenda.

Nenhum comentário: