quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Quarta Trombeta


A Quarta Trombeta – Apocalipse 8:12-13

Os toques das três primeiras trombetas sob Alarico, Genserico e Átila sacudiram o Império Romano Ocidental desde os seus alicerces. O implacável poder que por séculos sujeitou as nações em suas garras de ferro estava a ponto de sucumbir totalmente.

*Podemos destacar 5 pontos:
- O toque da quarta trombeta
- Foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas
- Que a terça parte deles escurecesse e não brilhasse mais
- Uma águia que voava pelo meio do céu
- A voz do anjo dizendo: Ai! Ai! Ai!

O toque da quarta trombeta: Este toque da quarta trombeta representa o golpe de misericórdia desfechado por Odoacro, rei dos Hérulos. Odoacro era um dos generais de Atila o qual depois de sua morte reuniu sob seu comando todos os bárbaros e formou a tribo dos Hérulos os quais se encontravam na Itália.

Foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas: a respeito da figura alusiva ao sol, a lua e as estrelas, encontramos uma figura similar no velho testamento em Genesis 37:9-10 o sonho de José. O mesmo no caso de José dava-se também quanto ao governo romano, pois nele havia o sol, a lua e estrelas:

- O sol representava a figura do imperador
- A lua representava a figura dos cônsules ou consulado
- As estrelas representava os senadores

Roma era considerada um grande luminar nos dias de sua supremacia mundial. A previsão da profética determina que todo o poder de Roma iria se apagar, representado a terça parte do império. Com a extinção do governo de Roma no ano 476 A.D., o último dos imperadores cessou de reinar e mais tarde o senado e os cônsules também chegaram ao fim.

Que a terça parte deles escurecesse e não brilhasse mais: O último imperador romano do ocidente foi o jovem Romulo Augusto, que por sinal tinha o mesmo nome do fundador de Roma. Com a queda do imperador na figura do sol, caíram também o consulado na figura da lua e os senadores na figura das estrelas. Estava assim ferida a terá parte do sol, da lua e das estrelas para nunca mais tronar a brilhar cumprindo exatamente a profecia.

Uma águia que voava pelo meio do céu: A figura de uma águia aqui nos dá a ideia de um presságio ou de sentença. A águia voando pelo meio do céu é um emblema da figura de anjo, mesmo porque no verso 13 é dito que João viu e ouviu uma águia falando, e nós sabemos que águia ou qualquer outro animal não fala, razão porque, podemos afirmar tratar-se de um anjo.

A voz do anjo dizendo: Ai! Ai! Ai! A voz do anjo expressa a solenidade de sua advertência aos que habitam sobre a face da terra na repetição dos 3 ais solenes. Por mais duros que fossem os quatro primeiros toques de trombetas os quais sepultaram os Império Romano Ocidental, não deixa dúvidas de que as últimas três trombetas causariam verdadeiro horror a humanidade.

Acontecimentos ainda de consequências mais terríveis haveriam e alcançar e abater profundamente os inimigos de Deus. A quinta e a sexta trombetas, como veremos nos estudos posteriores, dariam cabo do Império Romano do Oriente sediado em Constantinopla e a sétima e última trombeta dará cavo do império mundial de todos os reinos da terra.


Tão tremendos seriam esses acontecimentos representados pelos 3 ais que foram apresentados pelo mensageiro celestial como sendo terríveis. Porém, antes do toque da última trombeta, dar-se-ão acontecimentos de suma importância os quais estudaremos separadamente, e então ao soar da sétima trombeta se cumprirá todas as profecias sobre o estabelecimento do Reino de Deus.

sábado, 18 de julho de 2015

Apocalipse 13 - Uma Besta que Sobe do Mar



O que significa "besta" no livro de Apocalipse na biblia?
O que seria esse animal estranho semelhante ao leopardo, pés como os de urso, e boca como de leão que é descrito em Apocalipse 13?







quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Terceira Trombeta


A terceira trombeta Apoc. 8: 10-11

A mensagem das 7 trombetas está relacionada com a estátua de Daniel 2, mais precisamente sobre a queda do império romano (pernas da estátua)

Apocalipse 8:10-11 fala da 3ª trombeta (significa alertar sobre perigo ou guerra) é do período da invasão feita pelos Hunos sob liderança de Átila no 5º século. Eles aparecem na Europa vindos da Ásia central em 372 A.D. e se estabeleceram em Danúbio.

25 anos mais tarde (ano 397 A.D.) se deslocaram mas logo surgiram novamente e devastaram várias regiões da Europa do Império Romano Ocidental.

* Destaca-se 5 pontos:
·     Caiu do céu uma grande estrela
·     A estrela caiu sobre a terça parte dos rios e fontes de agua
·     O nome da estrela era Absinto
·     A terça parte das aguas tornou-se em Absinto
·     Muitos homens morreriam das aguas amargosas

Caiu do céu uma grande estrela – A bíblia informa que a estrala caiu do céu “ardendo como uma tocha” o que indica destruição em grande escala e imediata.

Estrela é símbolo de liderança e guia, ou seja, aponta para um líder ou comandante valente. Este líder iria arrojar-se como um ardente meteoro de grande brilho.

Como toda estrele aparece no céu caindo desaparece em seguida, assim devia ser também esse líder.

A estrela caiu sobre a 3ª parte dos rios e fontes -  Átila, o terrível, conforme conta a história, causou grande devastação nas vizinhanças dos rios Danúbio, Rheno, e nas fontes de águas alpinas.

A expressão “A terça parte dos rios” a grande estrela iria cair sobre a linha do Alto Danúbio, do Rheno e na região dos Alpes, lugares abundantes em rios e fontes.

Átila, “a grande estrela,” marchou sobre o ocidente romano e desferiu um golpe mortal.

O nome da estrela era Absinto – O nome da estrela não se refere ao nome de batismo, mas sim ao seu caráter. A planta do absinto é uma planta muito amarga, tóxica e extremamente venenosa, assim a queda da grande estrela mencionada no Apocalipse acarretaria morte e acontecimentos amargos ao povo do Império Romano Ocidental.

Toda a extensão da Europa desde o Volga até o Danúbio foi invadida, ocupada e assolada pelas hordas bárbaras de Átila que a si mesmo se intitulava como “o flagelo de Deus.”

Átila deslocou-se como um meteorito em brasa e vangloriava-se de que a relva jamais tornaria a crescer onde as patas de seu cavalo pisasse.

A terça parte das aguas tornou-se em absinto – não significa que as aguas tornaram-se amargas literalmente, mas sim que os povos daquela região situada entre os rios e as fontes sofreriam amargura e morticínio como nunca antes.

Muitos homens morreriam das aguas amargosas – A atuação de Átila e seus guerreiros iniciou-se nas margens do rio Danúbio e paralisou completamente o comércio que se fazia pelo Danúbio dispensando e matando milhares de mercadores. Ele demoliu cidades e vilas inteiras e principalmente aos que se opunham ao seu domínio.

Por fim Átila invadiu também a Itália, especificamente a cidade de Roma, devastou a cidade, saqueou palácios, igrejas e matou milhares de padres e bispos. Calcula-se que 70 cidades foram saqueadas pelos Hunos. Os habitantes que escapavam aos morticínios eram feitos escravos.

Átila cumpriu com fidelidade a sentença proferia em Apocalipse 8:10-11. Ele foi a estrela ardendo como tocha, e, como o absinto, causou amargura aos povos.


Ao cumprir sua missão, Átila deveria desaparecer assim com a estrela que cai do céu e perde se esplendor. Depois do curto período de saques na Itália, atila morreu (453 A.D.) e a maioria dos Hunos que o acompanha desapareceu da história.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Segunda Trombeta



A Segunda Trombeta – Apocalipse 8:8-9

A segunda trombeta descreve uma guerra marítima, pois atinge a terça parte do mar, o que aponta para uma das três partes em que se dividia o mundo nos dias do domínio romano (ver primeira trombeta). Um novo inimigo de Roma surgiria para abalar o seu poderio naval e como o bárbaro Alarico fez, Genserico é o novo inimigo de Roma. Os bárbaros denominados de Vândalos, dentre todos os povos que invadiram o Império Romano, foram os únicos que formaram uma grande força naval no mar mediterrâneo.

A catástrofe anunciada pela segunda trombeta é vista como descrevendo a invasão do Império Romano. Os vândalos viajando desde a sua origem, a Trácia, emigraram através da Gália, atual território da França e da Espanha, e se estabeleceram ao norte da África tendo por capital a cidade de Cartago. Ali se estabeleceu Genserico e seu bárbaros e de lá partiram para saquear todas as cidades importantes do Mediterrâneo, incluindo o próprio território da Itália e por último também a própria cidade de Roma.

* Podemos destacar 5 pontos:

- O anjo da segunda trombeta
- É lançada no mar uma montanha em chamas
- A terça parte do mar tornou-se em sangue
- Morreu a terça parte da criação
- É destruída a terça parte das embarcações

O anjo da segunda trombeta: O anjo da segunda trombeta foi o bárbaro Genserico, rei dos vândalos, pois ele dirigiu a invasão contra o Império Romano, segundo relato da história.
O toque desta trombeta deu-se por volta do ano 455 A.D., isto é, quando as hordas bárbaras de Genserico se encaminharam para o Rio Tigre e entraram em Roma, podendo pilhar a cidade fazendo prisioneiros a milhares de cidadãos romanos, inclusive o imperador e suas filhas.

É lançada no mar uma montanha em chamas: Trata-se de uma grande batalha naval em que um grande incêndio tomaria lugar sendo evidente que só um incêndio de navios /embarcações poderia cumprir este simbolismo como ocorreu na batalha entre as esquadras de Genserico e as esquadras do Império Romano.

Para enfrentar Genserico, o Império Romano concentrou sua esquadra naval de 1300 navios na capital, Constantinopla, e cerca de 100.000 marinheiros e guerreiros. Genserico colocou os mais valentes de seus guerreiros para tripular seus navios rebocando pequenos barcos cheios de combustível os quais foram arremessados contra a esquadra romana durante uma noite escura. As embarcações romanas estavam mal posicionadas e muito amontoadas, o que facilitou a propagação do fogo e o vento que soprava a favor do fogo determinou assim uma rápida destruição da esquadra romana muito superior em quantidade e que agora parecia uma “montanha ardendo em fogo”.

A terça parte do mar tornou-se em sangue: O confronto entre as duas esquadras foi tão violento que determinou um grande sacrifício de homens tornando as águas do mar tintas de sangue humano parecendo que o mar se tonara completamente em sangue, tal era a quantidade de marinheiros mortos naquela batalha e o sangue aqui mencionado se refere a um extenso massacre humano. Este juízo de Deus é uma reminiscência da primeira praga do Egito quando as águas se tronaram como sangue de um homem morto.

Morreu a terça parte da criação: Como vimos no estudo anterior, o Império Romano era constituído de 3 partes: Europa, Ásia e África. A batalha aqui referida teve palco nas terras europeias, portanto aqueles marinheiros que faziam parte de uma das 3 partes do Império perderam-se totalmente, pois os marinheiros que escapavam do incêndio foram mortos pela espada nas praias e o seu sangue derramado no mar.

É destruída a terça parte das embarcações: Nessa batalha marítima Genserico reuniu navios carregados de combustível e rebocou-os para o meio dos navios romanos, incendiando e destruindo naquela madrugada mais de 1.100 navios romanos. O Império Romano perdeu o seu poder marítimo no Mediterrâneo ficando assim a mercê dos bárbaros vândalos que destruíram quase a totalidade das igrejas e conventos católicos em toda parte onde dominaram completamente.
A invasão dos vândalos iniciou-se no ano de 429 A.D. e terminou por volta do ano 468 A.D. sendo esse povo mais tarde destruído pelo poder papal a partir do ano de 538 A.D.




segunda-feira, 6 de julho de 2015

Transexualidade





Fonte: Sem Tabus

quarta-feira, 1 de julho de 2015

A Primeira Trombeta


A Primeira Trombeta - Apocalipse 8:7

A mensagem das sete trombetas está ligada a estátua de Daniel 2, particularmente com o Império Romano representado pelas pernas e pés da estátua.

O Império Romano iniciou-se muito antes da última batalha conta os gregos e assim pode estabelecer um império que abrangia toda Europa: França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Hungria, Turquia e partes da Ásia e África.

O Império Romano encheu o mundo de então e quando caiu nas mãos de uma só pessoa – o papado- o mundo se transformou num verdadeiro cárcere para seus inimigos. Roma subjugou todas as nações impondo suas leis e costumes e corrompendo os homens.

A profecia das 7 trombetas representa advertências e se refere as guerras de natureza política, mas com consequências no mundo religioso, sendo que as quatro primeiras falam do colapso do Império Romano Ocidental, as duas seguintes falam da ruina do Império Romano Oriental e a última revela a destruição de todo o governo humano quando então virá o Reino de Cristo que será estabelecido eternamente.  

 * No tempo antigo a trombeta era usada para alertar sobre a aproximação de perigo ou guerra. Na leitura de Apocalipse 8:7 destaca-se 5 pontos:

- O anjo da primeira trombeta.
- Saraiva e fogo misturado com sangue.
- A chuva de pedras caiu sobre a terça parte da terra.
- Foi queimada a terça parte das arvores.
- Foi queimada toda a erva verde.

O anjo da primeira trombeta: Primeira investida contra Roma ocidental pelos visigodos ano de 396 AD. A história aponta o bárbaro Alarico com seus visigodos. Este foi o primeiro inimigo de Roma e abalou sua estrutura. O profeta Isaias no capitulo 28:2 descreve como foi possível. Um homem valente e poderoso, designado por Deus, invadiria repentinamente a terça parte da terra com seus comandados bárbaros provenientes do povo germânico do norte da Europa.

Saraiva e fogo misturado com sangue: A figura aqui representada é de uma grande calamidade de chuva de pedras misturada com relâmpagos, uma reminiscência da sétima praga do Egito, relatada em Êxodo 9:23-25.

A invasão infestou a Trácia, a Macedônia e a Grécia cruzando o rio Danúbio e descendo os Alpes como saraiva de pedras e pilharam as cidades, inclusive Roma no ano de 410 AD.

O toque da primeira trombeta foi representado por saraiva, fogo e sangue, uma descrição do terrível morticínio que se seguiu a invasão pelos visigodos. Durante 6 dias os exércitos de Alarico pilharam os palácios de Roma, levando ouro, prata e mataram grande parte das populações em todas as cidades invadidas.

A chuva de pedras caiu sobre a terça parte da terra: A terra com sua vegetação é aqui mostrada como alvo e mira do flagelo da primeira trombeta, isto é, a trombeta foi tocada no céu, porém seus efeitos forma sentidos na terra e nos seus habitantes.

No tempo do império romano somente 3 partes da terra erma conhecidas:

1ª parte – Europa tendo Roma como capital.
2ª parte – Ásia tendo Constantinopla como metrópole
3ª parte – África tendo Cartago como cidade líder.

Essa era a tríplice divisão do império romano naqueles dias, por esse fato as primeiras quatro trombetas apontam para acontecimentos políticos ligados a uma daquelas três partes daí a expressão “terça parte da terra” não sendo a9inda conhecidas a América e a Oceania. A invasão começou justamente pela Europa, a primeira vítima, sendo ela a terça parte da terra.

Queimada a terça parte das arvores: Além da devastação provocada pela invasão dos bárbaros em que templos, igrejas e conventos católicos foram saqueados e derribados e suas riquezas roubadas, as árvores da Europa, como emblemas de alimentos para a sustentação da vida, foram completamente dizimadas, o que demonstra o extraordinário cumprimento da profecia.

Queimada toda erva verde: Os visigodos conquistaram a Trácia, a Macedônia e a Grécia, na parte oriental do império. Depois desceram dos Alpes e saquearam a cidade de Roma em 410 A.D., queimaram cidades e campos, dai o símbolo de chuva de pedras de saraiva acompanhada de fogo e derramamento de sangue, o que provocava a destruição total da erva no campo de batalha. Onde os bárbaros de Alarico pisavam a erva não cresciam mais. Essa profecia terminou no ano de 429 A.D. e no final Alarico morreu sem glorias, sendo enterrado em lugar desconhecido, pois os próprios que o sepultaram foram também mortos para que ninguém conhecesse o lugar do seu sepultamento. Após a morte de Alarico, os visigodos se estabeleceram na península Ibérica.