segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os Gigantes da Vida


Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 1 Samuel 17:45.

Você já notou o quanto as crianças gostam de histórias? E elas não gostam só de histórias novas, mas ficam satisfeitas por ouvir as mesmas novamente, histórias que já ouviram muitas e muitas vezes. Gostam quando alguém lê as histórias, inclusive depois de terem memorizado as palavras. Meus filhos não são diferentes. Eles gostam mesmo de histórias, especialmente as da Bíblia. Entre essas histórias, estão algumas que precisamos sempre repetir.

Meu menino de 5 anos de idade nunca se cansa de ouvir e ver a história de Davi e do gigante Golias. A despeito do fato de já termos vários videoteipes com essa história, e também uma variedade de livros, toda vez que ele descobre algo novo, com figuras diferentes, pede que o compremos para ele.

Enquanto leio a história para ele outra vez, começo a pensar no pequeno Davi e sua fé gigantesca. Davi não precisava envolver-se na guerra que se travava; contudo, não pôde tolerar os insultos que Golias fazia contra seu povo, muito menos os insultos dirigidos ao seu Deus. Sem hesitar, decidiu corajosamente enfrentar Golias, e foi vitorioso.

Esse episódio me faz pensar em nossas atividades diárias. Surgem ao longo do caminho muitos gigantes que devemos enfrentar e, se não temos fé em Deus, fazemos o que o exército de Saul fez. Não lutaremos e acabaremos sendo vencidos. Por outro lado, se temos fé como a de Davi, o Senhor nos dará a vitória.

Esses gigantes, que se apresentam a nós na forma de problemas financeiros, problemas no trabalho, desemprego, acidentes, medos e conflitos com o cônjuge ou filhos, serão vencidos, um por um, quando tivermos Deus ao nosso lado. Não nos devemos esquecer de que a confiança em Deus foi a principal arma usada por Davi. Sem essa confiança, ele jamais teria alcançado seu objetivo.

Certamente, Davi foi um jovem que tinha um verdadeiro relacionamento pessoal com Deus. Sigamos o exemplo dele e, com Jesus, o Senhor Todo-poderoso, seremos vitoriosos sobre todos os gigantes que enfrentarmos nesta guerra entre o bem e o mal, enquanto estivermos na Terra.

Luciana Ribeiro de Matto
Meditaçao da Mulher 2009
Sussurros do Céu

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Voz de Deus Através da Palavra

Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Mateus 22:29

A voz de Deus nos está falando por meio de Sua Palavra, e há muitas vozes que serão ouvidas por nós; mas Cristo afirmou que devemos acautelar-nos dos que dirão: “Eis aqui o Cristo, ou: Ei-Lo ali” (Mc 13:21). Por conseqüência, como saberemos que eles não têm a verdade, a não ser que levemos tudo às Escrituras? Cristo recomendou que nos acautelemos dos falsos profetas que se nos apresentam em Seu nome, dizendo que eles são o Cristo.

Ora, se vocês adotassem o ponto de vista de que não é importante compreender as Escrituras por si mesmos, estariam em perigo de ser desencaminhados por essas doutrinas. Cristo disse que haverá um grupo de pessoas que dirá no dia do juízo executivo: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demônios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas?” (Mt 7:22). Mas Cristo responderá: “Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniqüidade” (v. 23).

Pois bem, precisamos compreender o que é o pecado – a saber, que ele é a transgressão da lei de Deus. Essa é a única definição dada nas Escrituras. Vemos, portanto, que os que pretendem ser guiados por Deus, mas se afastam dEle e de Sua lei, não examinam as Escrituras. O Senhor, porém, guiará a Seu povo; pois Ele diz que Suas ovelhas O seguirão se ouvirem Sua voz, mas não seguirão o estranho. Portanto, compete-nos compreender profundamente as Escrituras. E não precisaremos indagar se os outros têm a verdade, pois isso será visto em seu caráter.

Aproxima-se o tempo em que Satanás operará milagres bem à sua vista, alegando ser o Cristo; e se os seus pés não estiverem firmemente estabelecidos na verdade de Deus, serão então desviados de seu fundamento. A única segurança para vocês está em buscar a verdade como a tesouros escondidos. Cavem em busca da verdade como o fariam por tesouros na Terra, e apresentem a Palavra de Deus, a Bíblia, perante seu Pai celestial, dizendo: “Ilumina-me; ensina-me o que é verdade.” E quando Seu Santo Espírito entrar em seu coração, para inculcar a verdade em sua alma, não a deixarão sair com facilidade (FO, p. 55, 56).
Meditação Matinal 2009

sábado, 16 de maio de 2009