segunda-feira, 31 de março de 2008

Como uma Árvore

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto. Salmo 1:3.

Alguma vez você já se sentiu uma pessoa sem talentos e sem criatividade? Já ouviu um eloqüente orador, contemplou uma obra de arte, leu um livro inspirador ou ouviu uma canção tocante e se admirou diante da habilidade da pessoa de fazer essas coisas? Muitas vezes, a própria experiência de sermos abençoadas pelos dons dos outros nos faz concentrar-nos em nossa incapacidade de realizar essas mesmas coisas. Ainda que tenhamos consciência de nossos dons, existe a questão de nos compararmos.

É um fato que não somos todas iguais. Nem todas somos criativas no mesmo sentido. Nem todas temos os mesmos dons. Mas uma coisa todas nós temos: talentos. Quando entregamos a vida a Jesus, recebemos pelo menos um talento. E com o uso e exercício, esse talento cresce e se multiplica. Em Cristo, estamos sempre vivendo e crescendo. Na verdade, a Escritura nos descreve como árvores plantadas para vicejar e crescer junto a correntes de águas, onde sempre receberemos nutrição.

Mesmo assim, nem todas produzimos frutos da mesma forma ou ao mesmo tempo ? especialmente não ao mesmo tempo. Como seria monótono se todas as árvores só florescessem ou mostrassem suas cores num único mês do ano! Deus fez as estações para que cada uma repousasse e reunisse forças e nutrição para aquele período em que é a sua vez de brilhar.

Deus é tão bom! Assim como as árvores nos são um lembrete sobre a continuidade da vida, podemos permanecer revigoradas e fortes até durante os meses de inverno da nossa vida. Mesmo quando parece que não estamos contribuindo com nada, na realidade estamos, sim!

Assim como uma florista mistura as simples folhas verdes de uma samambaia ou alguma outra folhagem com as flores num arranjo, há ocasiões em que devemos apenas ser parte da tela de fundo, permitindo a atuação daqueles que estão na sua vez de desabrochar e florescer ainda mais para a causa de Cristo.

O tempo todo, porém, é muito bom saber que sem o suporte daquelas folhagens, o arranjo não exerceria um impacto tão grande. Cada planta é importante. Cada uma de nós é importante também. Deus Se lembrará sempre de onde nos plantou. Nunca Se esquecerá de onde nos colocou em Seu glorioso jardim. Enquanto permanecermos enraizadas na Água da Vida, cresceremos confiantes em que estamos partilhando vida, força e beleza com os que passam pelo nosso caminho.

Emily Felts Jones
Meditação da Mulher 2008

terça-feira, 25 de março de 2008

Preparemo-nos

Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Mateus 24:36, NVI.

Na década de 1980, nosso grupo de moças escolheu uma cidade na qual vender livros religiosos. Minhas três irmãs e eu nos acomodamos numa igreja localizada na área central. A igreja ficava no piso superior, e uma escola funcionava na parte de baixo.

Certa noite, após um cansativo dia de trabalho, nós e outras 20 moças fomos dormir. Durante as primeiras horas da madrugada, fomos despertadas pelo som de passos, coisas sendo arrastadas pelo chão e vozes masculinas, embora não entendêssemos o que estava sendo dito.

Ficamos com medo. A porta não era muito resistente e ouvimos alguém mexendo na maçaneta. Agora estávamos completamente apavoradas, na expectativa do que aconteceria a seguir. E se fossem ladrões? Sabiam eles que havia só moças ali? O que queriam? Parecia que estavam levando o piano e os bancos. Tentariam fazer algo contra nós? Muitas das meninas começaram a chorar enquanto procurávamos acalmar umas às outras e orar constantemente para que Deus nos protegesse.

Finalmente tudo se aquietou. Estávamos exaustas, mas ninguém conseguia dormir. Por fim, quando o novo dia raiou, chegamos a um consenso: devíamos abrir a porta. Afinal de contas, nada nos havia acontecido e teríamos de deixar o quarto em algum momento. Para nossa surpresa, ficamos sabendo que alguns membros da igreja haviam mudado de lugar os móveis do santuário para o funeral de uma senhora idosa. O barulho nada teve que ver com aquilo que havíamos imaginado!

Essa experiência foi muito difícil, mas depois de tudo esclarecido pareceu até divertida. Aprendemos várias lições. Deus, em Sua infinita bondade, protege Seus filhos em todas as situações. Enquanto vendíamos livros, estávamos sendo abençoadas e protegidas por nosso Pai do Céu.

Sabemos que Jesus prometeu retornar um dia, e Sua Palavra nos conta que muitos serão surpreendidos; alguns fugirão e outros clamarão às rochas para que caiam sobre eles a fim de que não Lhe vejam o rosto. Minha oração é que não sejamos tomadas de surpresa com a chegada dAquele a quem aguardamos por tanto tempo. Precisamos estar preparadas para recebê-Lo e ouvi-Lo dizer: "Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25:34).

Aucely Corrêa Fernandes Chagas
Meditação da Mulher

sexta-feira, 21 de março de 2008

O Melhor Lugar do Mundo

Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:20
Certamente o melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador. Como todo ser humano, sonhamos com muitas coisas, e o sonho do meu esposo era estudar Teologia e tornar-se pastor. O maior problema era que meu esposo sonhava com isso, mas eu não queria deixar minha cidade natal e ficar longe da minha família, a quem amo muito. Sempre vivi perto deles.

Eu vinha orando a respeito disso por um ano. Pedi a Deus que nos iluminasse o caminho e nos mostrasse a Sua vontade para nossa vida. Senti que Deus abria as portas de tal maneira, que às vezes nem conseguíamos entender. Meu esposo fez o vestibular no Brasil, mas não se qualificou para ingressar no curso. Dentro de uma semana Deus mudou a direção da nossa vida, e fomos para uma universidade no Chile. Deixamos tudo para trás casa, família, parentes, amigos, trabalho e fomos para outro país, buscando realizar o sonho do meu esposo. Uma boa amiga minha disse que, se fosse da vontade de Deus, Ele abriria as portas. Mas se víssemos as portas se fechando, isso aconteceria porque não era a vontade de Deus.

A primeira semana no Chile foi difícil. Tudo era diferente , o idioma e os costumes e chorei porque sentia falta de todo o mundo que havia deixado no Brasil. Queria voltar. Orava constantemente, pedindo de Deus o consolo, porque meu coração estava angustiado e eu só pensava em desistir. Ao mesmo tempo, contudo, pedia de Deus a resposta, porque sabia que a resposta estava com Ele.

Certa manhã, meu esposo saiu para reservar passagens aéreas de volta para o Brasil. Ele se encontrou com a esposa de um pastor que perguntou por mim. Meu esposo lhe contou que eu estava triste, chorava bastante e queria retornar. Ela pediu que ele não comprasse as passagens, queria falar comigo primeiro. Essa conversa foi a resposta que eu precisava de Deus naquele dia. Ela me encorajou muito, deu-me apoio e me contou sua experiência de vida como esposa de pastor. Quando terminamos nossa conversa, ela orou comigo e me senti aliviada.

Um dia cheguei à conclusão de que "o melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador". Se O buscamos, se O servimos e se O temos dentro do coração, mesmo que nos encontremos em lugares distantes e longe dos nossos queridos, podemos ser felizes.

Marísia Oliveira H. Carvalho
Meditação da Mulher 2008

quarta-feira, 19 de março de 2008

Perdido

Depois que terminou a comemoração, eles tomaram o caminho de volta para Nazaré, mas Jesus ficou para trás em Jerusalém. ... Não O encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-Lo ali. Lucas 2:43, 45, BV.

Alguma vez você já perdeu seu filho? Se perdeu, vai lembrar-se do medo que tomou conta do seu coração. Minha primeira experiência foi num mercado ao ar livre, quando meus gêmeos tinham dois anos. Assim como na história de Lucas, as crianças andavam entre familiares quando de súbito percebemos que Royce havia sumido. Todos saíram procurando para lá e para cá entre as barraquinhas dos feirantes. Finalmente fui ao portão de entrada para fazer um anúncio ou telefonar para a polícia e ali estava ele, sentado na cabine! Um homem o havia encontrado a um quarteirão dali, tentando atravessar a rua movimentada onde havíamos estacionado nossa van. Sabendo que havia algo errado, o homem o levara de volta para o portão, achando que alguém viria procurá-lo.

Tão assustador quanto perder o próprio filho é perder o filho de outra pessoa! Oito anos mais tarde, quando minha filha tinha uns seis anos, a prima dela, Kelley, veio para ficar alguns dias conosco. Ocorreria a inauguração de uma loja próxima, de modo que fomos cedo, permanecendo na fila para estarmos entre os primeiros a entrar e receber os brindes. Éramos um grupo de três adultos e seis crianças, numa multidão que se acotovelava e empurrava. De repente, notamos que estava faltando a Kelley. Meu coração quase parou. Minha prima me havia confiado sua filha, e eu a havia perdido! Graças a Deus, dentro de minutos meu nome foi chamado pelo sistema de alto-falante e fui buscar Kelley junto ao caixa, a alguns metros dali.

Pode você imaginar o terror de Maria quando percebeu que havia perdido o Filho de Deus? Deus havia confiado a ela, um ser humano, o Seu precioso Filho, e ela O perdera! Pela perspectiva de um coração de mãe, sente você quão longos devem ter parecido aqueles dias até que ela finalmente O encontrasse? E pode você entender por que ela parecia contrariada quando perguntou: "Filho, por que Você fez isso conosco?"

Como seres humanos, Maria e José se envolveram com suas atividades diárias e perderam a Jesus de vista, tanto física quanto espiritualmente. Os tempos não mudaram. Nós perdemos a Jesus de vista quando nossas necessidades inventadas, nossas ambições e responsabilidades nos privam da oração e do tempo para a devoção pessoal. Como aconteceu com Maria e José, requer muito mais tempo e esforço encontrá-Lo de novo do que o necessário para perdê-Lo.

Beth Versteegh Odiyar
Meditação da Mulher 2008

terça-feira, 11 de março de 2008

A Entrada do Pecado


1. Quais são as duas recomendações que Deus fez a Adão quando o colocou no Éden feliz?
“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar”. Gênesis 2:15 (Leia também Gênesis 1 a 3)

2. Quem veio a este mundo para perturbar a felicidade do homem?
“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!” Isaías 14:12

3. Porque motivo o anjo Lúcifer transformado em Satanás foi expulso do céu?
“Elevou-se o teu coração por causa de tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor, por terra te lancei.” Ezequiel 28: 17
“E houve batalha no céu: Miguel e seus anjos batalhavam contra o Dragão, e batalhava o Dragão e seus anjos... e foi precipitado o grande Dragão, a antiga serpente chamada o Diabo, e Satanás que engana todo o mundo ele foi precipitado na terra e os seus anjos foram lançados com ele”. Apocalipse 12:7-9

4. Pelo pecado, isto é, pela obediência a Satanás e desobediência a Deus, qual foi a triste sorte do homem?
“O Senhor Deus, pois o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado”. Gênesis 3:23

5. Além de expulso do Paraíso, que outra conseqüência ainda mais triste, trouxe o pecado do homem?
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, visto que todos pecaram”. Romanos 5:12

6. Quantos homens e mulheres deste mundo pecaram?
“ Porque todos pecaram e destituído estão da glória de Deus”. Romanos 3:23

7. Apesar de Satanás ter levado tudo e todos à miséria, à infelicidade e à morte o que Deus promete fazer?
“Porque, eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”. Isaías 65:17

8. Qual será a sorte final de Satanás?
“E o Diabo que os enganava foi lançado no lago de fogo e enxofre...” Apocalipse 20:10

9. Tem Deus prazer no pecado e na morte do pecador?
“Disse-lhe: Vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos...” Ezequiel 33:11

10. Tendo o homem perdido, pelo pecado do Paraíso, a felicidade e a vida eterna, para que fim veio Cristo ao mundo?
“Porque o Filho do homem (Cristo) veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Lucas 19:10

segunda-feira, 10 de março de 2008

Ele nos Ouve!

Então vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei. Jeremias 29:12, NVI.

Quando retornamos de uma longa viagem para visitar nossas filhas que moram em outro estado, saímos da estação rodoviária e tomamos um táxi até nossa casa, num bairro fora da área central. Entregamos ao motorista do táxi três malas e uma sacola. A viagem havia sido longa e cansativa e mal podíamos esperar para estar em casa, desfazer as malas e repousar. Quando saímos do táxi, o motorista fez uma pausa, abriu a porta traseira e nos entregou as três malas.

– O que pode ter acontecido? – perguntamos. – Onde está a sacola de viagem? O senhor colocou as três malas e a sacola no carro, não foi?

– Sim – respondeu ele – mas ao fazermos uma curva ao longo da estrada, a parte de trás se abriu e a sacola deve ter caído.

– Que vamos fazer agora? – perguntei, muito preocupada, tentando pensar em alguma solução.

– Vou voltar para o terminal pelo mesmo caminho que tomamos. Tentarei descobrir o que aconteceu ou ver se a sacola foi encontrada por alguém. A gente conversa de novo em breve – prometeu ele.

Fiquei muito contrariada. Clamei a Deus, porque Ele sabe tudo e pode fazer qualquer coisa, e nós não podíamos fazer nada. No meu pedido, afirmei-Lhe a certeza que tinha acerca de Sua providência.

E o que eu esperava aconteceu. Ele ouviu nossa oração. A sacola foi encontrada e entregue no mesmo dia. Um homem a encontrara ao longo da rodovia e a levara ao ponto de táxi no terminal rodoviário. Graças a Deus, ainda há pessoas conscienciosas hoje em dia! Certamente o Senhor dirigiu aquele homem que espontaneamente levou a sacola ao setor de achados e perdidos da empresa de táxi.

Ajoelhei-me e agradeci ao Senhor por ter cumprido a promessa registrada no texto de hoje: "Então vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei."

A promessa do Senhor é certa. Ele abençoa os que nEle confiam, e atende às suas orações e súplicas.

Ivonete Viana
Meditação da Mulher 2008

domingo, 9 de março de 2008

Galinhas-d’angolas

E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.
Mateus 21:22.

Depois que meu esposo se aposentou, decidimos mudar-nos para o campo, onde um dos nossos filhos, professor de uma escola particular, morava com sua linda família. No dia da mudança, quando começamos a descarregar o caminhão que trazia todos os nossos bens terrestres, fomos recebidos por um bando de galinhas-d´angolas. Elas queriam entrar no caminhão e se metiam entre nossos pés, enquanto entrávamos na casa com os caixotes.

Depois de nos havermos instalado na casa já por alguns dias, vimos que haveria uma certa espécie de "diversão". Toda vez que as aves nos ouviam, ou quando ouviam nosso rádio (procurávamos deixar o volume bem baixo), ou sempre que nos vissem, elas vinham correndo com tal estardalhaço que, se estivéssemos ao telefone, não conseguíamos nem ouvir. Bicavam a porta dos fundos implacavelmente ou tentavam empoleirar-se no balanço da varanda da frente. Eu precisava pegar a vassoura e enxotá-las.

Nossos vizinhos davam boas risadas assistindo a tudo isso, e até meu esposo achava a situação engraçada. Assim, resolvi tomar eu mesma alguma iniciativa, já que orar para que fossem embora não parecia estar resolvendo.

Pedi ao meu filho para usar sua arma BB. Bem, não deu certo. Pedi então para usar sua espingarda de ar comprimido. Acho que sou uma covarde, porque não consegui acioná-la. Encontrava-me num dilema quanto ao que fazer. Então tive a idéia. Certamente Deus aprovaria essa.

Fui à casa do nosso filho, onde moram nossas duas queridas netas, de 4 e 7 anos de idade. – Meninas – disse eu – vocês fariam uma coisa para a vovó? Quero que vocês orem e peçam a Jesus que leve as galinhas-d´angolas embora antes que elas deixem a vovó doida. Vocês não querem que a vovó fique maluca, não é? – Elas prometeram orar. E eis que o Senhor levou as galinhas-d´angolas embora. Desde aquele dia não as temos visto ou ouvido.

Eu havia pedido a Jesus que as levasse embora, mas por alguma razão Ele não fez isso por mim. Quando convoquei o auxílio das minhas duas netas, as galinhas-d´angolas sumiram. Concluí que talvez Ele desejasse que as meninas participassem da oração comigo, a fim de poderem ver em primeira mão como Deus responde.

Janet Thornton
Meditação da Mulher 2008

Para receber diariamente a meditação da mulher vc pode se inscrever no site: http://www.advir.com.br/meditacao/meditacaomm_email.asp